Carl Zeiss Vision Brasil

Cliente:

Carl Zeiss Vision do Brasil

Localização:

Petrópolis/RJ

Objetivo:

Mitigação das emissões de GEE

Impacto:

-50% no consumo de HVAC

Contexto

A Carl Zeiss Vision do Brasil, subsidiaria do grupo Carl Zeiss International, é uma tradicional fabricante de lentes para óculos, que tem na sustentabilidade um dos pilares essenciais no seu negócio. Em escala global, a Zeiss, que já se utiliza de energia 100% limpa, adotou a meta de neutralizar suas emissões até 2050.

Desafio

A Agenda 2025 da empresa, em andamento também na fábrica do Brasil, iniciou a sua estratégia de Net Zero pela mensuração, verificação e redução das emissões de GEE até sua neutralização antes de 2050.

O projeto contemplou toda uma mudança no abastecimento da frota interna, substituindo a gasolina pelo etanol, impactando em cerca de 70% das emissões de CO² das emissões móveis do Escopo 1.

Nas áreas de cozinha, antigos equipamentos foram substituídos por uma cozinha inteligente e o gás natural cedeu espaço equipamentos smart e elétricos. A Zeiss também projetou uma planta para aquecer a água, reduzindo o seu consumo nas caldeiras.

Para ganhar adesão, a Zeiss convocou seus colaboradores para também participarem do processo, sugerindo iniciativas sustentáveis.

No Escopo 3, A Zeiss passou a implementar uma due dilligence mais criteriosa junto a seus fornecedores, em especial nas partes sociais e de governança, de forma a mitigar riscos e preservar a reputação da empresa.

Resultado

As ações também mobilizaram a economia circular: inicialmente, 70% dos resíduos iam para os aterros. Com a compostagem e outras iniciativas, foi possível segregar e remanejar esses materiais.

As iniciativas contribuíram para que a Zeiss conquistasse o Selo Ouro do Programa Brasileiro do GHG Protocol em 2024.

Nosso impacto

- Redução de 70% dos resíduos que vão para os aterros
- Controle e redução de cerca de 50% do consumo dos gases de ar condicionado

ODS Atendidas